16.2.08

TORTA 3 MOUSSES:DAMASCOS COM NOZES,DOCE DE LEITE E COCO

Miguxas... esta sobremesa foi criada por mim e modésta à parte ficou tudooo !!!...Façam e provem pra conferir...
MONTAGEM: Numa forma de aro central coloca uma camada de mousse de doce de leite, outra de mousse de damascos com nozes e a ultima de mousse de coco. Levar à geladeira por umas 2 horas e enfeitar com fios de ovos, cerejas e ganache de chocolate.
Receita Ganache de Chocolate Escuro: Numa panela em fogo médio aqueça 200 ml de creme de leite fresco ou 1 lata sem soro.Numa outra tigela coloque 350 g de chocolate meio amargo e 100 gde manteiga em temperatura ambiente e aos poucos despeje o creme de leite aquecido , misturando devagar em círculos, até derreter o chocolate e formar um creme brilhante. Reserve em temperatura ambiente ou na geladeira por 30 minutos para tomar consistência cremosa e firme.Aplique sobre a torta.
RECEITA DE FIOS DE OVOS 36 gemas passadas pela peneira por duas vezes sem passar a colher sob a peneira , apenas bate na borda da panela e uma calda feita com:750 grs. de açúcar, 1 litro de água, 8 cravinhos, 1 colher (sopa) de essência de baunília e 1 colher (sobremesa) de essência de rum, sendo que as essências se utiliza no final da receita. CALDA: levar ao fogo o açúcar, os cravinhos e a água , mexendo apenas antes de ir ao fogo. Acalda está no ponto, depois de 25 min em fogo alto. Quando ela fica viscosa, pastosa , espumando bastante, está na hora de fazer os fios de ovos. Com a peça própria para fazer os fios, faço movimentos circulares sobre a calda. Não encontrando a peça própria posso fazer os fios com uma casca de ovo bem limpinha e com um furinho feito com uma agulha, é muito trabalhoso, porem pode substituir. Retiro os fios com uma escumadeira e os coloco numa peneira. Quando a calda engrossar muito, coloco um pouco de água, espero espumar novamente e subir para recomeçar o processo.Esta calda suporta, as 36 gemas, se necessitar de mais fios, refaz uma nova receita.Quando terminar de fazer os fios, jogo um pouco de água gelada, mistura bem, deixando-a morna. Destemperada a calda, acrescento as essências, pego as placas de fios de ovos e as abro cuidadosamente com as mãos.Depois os deixo de molho na calda por 2 hs.Após expremo apertando uma mão na outra, então já posso utilizar os fios. DURAÇÃO: 1 semana dentro da calda, na geladeira Fazer ou comprar pronto.